Primeira Prova – Eletrônica Básica

Olá amigos,

As três provas que apliquei para a turma da noite estão aqui. (Sem resolução)

A resolução de uma das provas (a primeira) passo-a-passo está aqui.

Estudem bastante as resoluções e não deixem de comentar.

Um abraço, fiquem com Deus,
Gabriel.

Anúncios

12 Respostas para “Primeira Prova – Eletrônica Básica

    • Como vai Lucas?
      Um bom desafio é a questão 1 da prova do técnico da noite, que já está disponível (e com resolução) no Blog. Tente fazê-la sem olhar a resposta.
      Sempre que possível postarei desafios. Obrigado pela dica e continue comentando: é bom saber que algumas pessoas estão lendo o material que posto aqui. Continue assim.

      Um abraço, fique com Deus,
      Gabriel.

  1. E ae professor, muito legal esse blog, com certeza é importantíssimo pros alunos, você podia postar uns simulados das futuras provas da galera da automação 1, só pra gente estudar,

    grande abraço
    Alexandre Morgan.

  2. Gabriel, acho muito bom vc postar as provas com a resolução, pq nos ajudam a ver o melhor jeito para resolvê-las, deixando o entendimento mais fácil !Muito bom o blog, até mais!

  3. Discordo, da primeira questão. Ou a pergunta, não está clara.
    Como pode em circuito DC, haver a sensação de choque?! Explique..

    • Olá Prof. Daniel, como você está?

      Sim, é possível haver sensação de choque em um circuito DC. Você pode comprovar isso facilmente: pegue uma bateria de 9V e encoste os terminais positivos e negativo em sua língua. Você sentirá o choque percorrendo-a! A questão é pura e simplesmente lei de ohm. Você tem uma dada tensão e uma dada resistência (seu corpo). O resultado disso é uma corrente elétrica que pode ou não causar sensação de choque, dependendo de sua intensidade.

      Conheça meu novo site. Em breve estarei colocando muita coisa nova por lá. Eis o endereço: http://gvensino.com.br

      Abraços, fique com Deus e obrigado pela participação!

  4. Ok, com está explicação é verdadeiro. Mas se, segurar um capacitor carregado cuja tensão média de 320Vdc, não ocorre. Porém, se estipula 0.5mA a corrente de sensação de choque, se segurar um resistor que limite a corrente a está intensidade na rede 127Vac ,havera a percepção. Na questão dos passarinhos, ocorre o estado power-up, ou seja variação da tensão no tempo ou estabilização da tensão quando há corrente. consequentemente variação Tensão no tempo = caractéristica AC portanto = sensação de choque.
    O conflito, se estou equivocado como transmitir,comprovar isto aos alunos.Uso frequentemente, segurar o relê para demonstrar tal efeito;

    • Você tem razão ao dizer que a sensação de choque em AC é maior que em DC, por dois motivos básicos: 1. a AC é uma tensão variável e, portanto, nós podemos percebe-la mais facilmente; 2. a AC tem uma tensão de pico que é maior que seu valor eficaz.

      Mas sim, em DC é perfeitamente possível se tomar choque. O exemplo da bateria de 9V que dei prova isso.

      O exemplo que você deu do Relé se dá pela geração da força contra-eletromotriz, causada pela desenergização da bobina. Se você inserir essa bobina em um osciloscópio, verá que a tensão induzida chega a superar 100V no momento do desligamento!

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s